Curso de Agronomia ganha área de 7,7 hectares para aulas práticas e experimentação

• Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2016, 16h57
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

IEDAR1Alunos, professores e tecnico-adminsitrativos do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa vão contar com uma área própria para experimentação. Na Unidade III, do Campus de Marabá, foi delimitado um terreno com 7,7 hectares de área, que será utilizado pelos alunos e pesquisadores como laboratórios nas áreas de produção agrícola e animal, além de abrigar projetos e convênios relacionados às atividades desenvolvidas pelo Instituto.

A gestão da Área de Experimentação será do próprio IEDAR, podendo o espaço também ser utilizado para pesquisas e atividades de outros cursos da Unifesspa. Segundo o diretor do Instituto, José Anchieta de Araújo, a Área de Experimentação representa um grande avanço para o Curso de Agronomia, fortalecendo as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesspa.

“Esse espaço representará um impacto na qualidade das aulas práticas. Os alunos terão as aulas teóricas cada vez mais associadas às práticas, com mais funcionalidade e menos custos de deslocamento, garantindo inclusive o aspecto da economicidade”, ressaltou o professor.

A estudante do 4º período de Agronomia, Geicy Kelly Pereira, comemorou a conquista do espaço. Segundo ela, uma área de experimentação própria era o que faltava para o total aproveitamento do curso. “Vamos poder colocar em prática tudo o que a gente vê em sala de aula. Um espaço essencial, que vai nos ajudar, inclusive, no desenvolvimento dos nossos trabalhos de conclusão de curso”, afirmou.

Entre os cultivos a serem experimentados no terreno, estão o de milho, soja e hortícolas. O projeto do Campo Experimental também prevê a produção de caprinos, ovinos e aves. De acordo com o diretor do Instituto, o local deve abrigar, ainda, um viveiro, numa parceria entre Unifesspa e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor-Bio.

A delimitação do terreno para Área de Experimentação do IEDAR é resultante de uma decisão ad referendum ao Consad, por meio da Portaria Nº 0462/2016, e atende a uma demanda do Instituto apresentada durante reunião do Unifesspa de Todos Nós. A decisão da Administração Superior foi aprovada por unanimidade durante reunião do Consad, realizada no dia 19.05.2016.

IEDAR IEDAR2