Campus de Rondon do Pará promove debate sobre novo projeto de mineração previsto para a Região
O Campus da Unifesspa em Rondon do Pará promove, no dia 2 de junho, uma Roda de Conversa com o tema “Dinâmicas territoriais e desenvolvimento regional da BR 222 no Pará – Agronegócio, agricultura familiar, mineração e sustentabilidade”. O objetivo é refletir sobre os caminhos historicamente traçados pelo desenvolvimento econômico da Região, tendo como norteador dos debates a iminente chegada de um grande projeto de mineração e refino de bauxita previsto para os próximos anos, o Alumina Rondon, da Votorantim Metais.
O evento, aberto ao público, acontecerá no Salão Paroquial, no Centro de Rondon do Pará e contará com a presença de especialistas sobre os temas em destaque, além de moradores da região que vivenciam a realidade local. O ex-reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio Monteiro, é um dos professores convidados e abordará o tema "Dinâmicas territoriais e Desenvolvimento Regional".
A Roda de Conversa é uma realização do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, por meio dos discentes e docentes dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, em parceria com a sociedade civil organizada dos município de Rondon do Pará e Região da BR 222 no Pará.
BR 222 - Localizada no sudeste paraense, a BR 222 ou antiga PA 70, teve seu processo de ocupação marcado por trajetórias econômicas diversas (extrativismo, exploração madeireira, gado bovino, soja, mineração e agricultura familiar) e muitos conflitos pela posse da terra. Compreende os municípios de Dom Eliseu, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo e Marabá (áreas indígenas).
Redes Sociais