Unifesspa recebe terreno destinado às instalações de Santana do Araguaia

• Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2016, 15h57
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Santana1O Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA/Unifesspa) recebeu a documentação da doação de um terreno de 2,5 hectares, localizado há 1 quilômetro do centro de Santana do Araguaia (PA), para a construção da sede própria da Instituição. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia com anuência da Câmara de Vereadores.

O IEA/Unifesspa funciona atualmente em prédio alugado na Avenida Albino Malzoni, nº 234, Bairro Bel Recanto em Santana do Araguaia com o curso inicial de Licenciatura em Matemática.

O reitor pro tempore da Unifesspa, Professor Doutor Carlos Renato Lisboa Francês, visitou in loco a área doada à instituição, juntamente com os servidores da Unifesspa, o prefeito do Município, Eduardo Alves Conti, vereadores e membros da sociedade civil organizada na manhã deterça-feira, dia 28. Neste ato, Renato Francês e o prefeito Eduardo Alves percorreram parte da área do terreno, que é totalmente plano, avaliado positivamente por ambos, em condições de construção imediata.

A solenidade de Entrega

Após a visita ao terreno, foi promovida uma solenidade de entrega da Escritura Pública de Doação, no auditório do Instituto de Previdência do Município de Santana do Araguaia (Ipresa), onde estiveram presentes, autoridades políticas, servidores da educação do Município, alunos, servidores da Unifesspa e sociedade organizada.

Durante o evento, as autoridades políticas locais reforçaram a importância do ato para o município e destacaram o papel de todos os envolvidos para que a doação fosse concretizada. Houve convergências de todas as autoridades no sentido de reivindicar novos cursos para o Instituto, além do de Matemática e o pedido de urgência para o início da construção do prédio.

O reitor pro tempore, prof. Renato Francês, agradeceu o esforço de todos ao fazer acontecer o momento solene e de forma concreta, pela doação da área. Considerou um avanço fundamental para as novas conquistas que serão alcançadas. Ele respondeu aos questionamentos e dúvidas do público reforçou o compromisso da Unifesspa em avançar com cursos que atendam a vocação econômica da região.

O prefeito municipal, Eduardo Alves destacou que  "o momento é de unirmos forças, sem siglas partidárias, e apoiar a Unifesspa para que inicie o mais breve possível a construção do prédio do IEA”.

Dados da área

O Lote doado à Unifesspa fica em um terreno rural, de 2,5 hectares, medindo 153,88 metros de frente por 244,17 metros de fundo e laterais de 166,06 e 108,59 metros, perfazendo uma área total de 25.041,09 m2 (aproximadamente vinte e cinco mil metros quadrados), situado na BR-158, sentido Pará - Mato Grosso, cidade de Santana do Araguaia-PA.

Movimento Pró-Unifesspa

O Professor Patrico Cirqueira, presidente do Comitê Pró-Unifesspa, aproveitou a solenidade para entregar ao reitor pro tempore, Renato Francês, um relatório da audiência pública realizada dia 23 de junho, entre alunos do ensino médio e membros do Comitê, em que assinam encaminham à administração superior da Unifesspa, a solicitação para implantação de quatro novos cursos na cidade a saber: Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Engenharia Civil.

Santana5Santana8