Primeiro reitor eleito empossado
Publicado em: http://www.ctonline.com.br/inicial¬icia=maraba&titulo=igOdMj7S%2FFdOagcljQ%3D%3D 11/10/2016 - 08:24
O primeiro reitor eleito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, tomou posse nesta segunda-feira (10) para o quadriênio 2016-2020, durante cerimônia que também deu posse a vice-reitora da instituição, Prof. Dr. Idelma Santiago. O cargo foi transmitido pelo então reitor pro-tempore, Prof. Dr. Carlos Renato Francês, que ocupou interinamente a função. O ato foi considerado um momento histórico para a comunidade acadêmica, que pela primeira vez elegeu seus representantes.
O evento ocorreu no auditório central da unidade dois da Unifesspa e contou com a presença de diversas autoridades locais. Na ocasião, foram empossados também os pró-reitores e administradores de órgãos suplementares que vão fazer parte da nova gestão da universidade. O atual reitor, que já havia sido reitor pro-tempore na Unifesspa, não escondeu a satisfação de encarar mais uma vez o desafio à frente da insitutição.
“A gente tem que acreditar que novos momentos podem vir, que podemos manter a ampliação da universidade, continuar lutando para nos manter. Para que possamos ter, em um curto espaço de tempo, novos cursos e um conjunto de ações que possam garantir a expansão da universidade”, garantiu Maurílio.
Maurílio também disse que, junto com à vice-reitora, tem o compromisso de tornar as decisões menos formais e perceptivas, envolvendo a comunidade acadêmica nos processos de decisão. “Trazendo a comunidade para decidir, no cotidiano da universidade, o rumo da nossa instituição”, enfatizou.
O professor também informou que há pretensão de realizar concurso público no próximo ano, para a entrada de 120 professores e 40 técnicos administrativos. O Prof. Dr. Carlos Renato Francês contou que, ao lado de Maurílio, enfrentou diversas dificuldades para implantar a universidade em Marabá e que os novos dirigentes enfrentarão muitos obstáculos pela frente.
“Eles vão ter um conjunto de desafios imenso, porque há restrições orçamentárias seríssimas ameaçando o funcionamento das universidades. Hoje, está se votando uma proposta de emenda da constituição que limita os gastos públicos durante 20 anos, inclusive, na Educação e isso talvez seja um dos grandes malefícios que fica de legado para as gerações futuras”, observou.
Ele também declarou que talvez esse quadro seja um fator de motivação para que a nova gestão renove o protagonismo científico na região, transformando a Unifesspa em um polo de desenvolvimento. “Não tenho dúvida que Maurílio e Idelma vão saber conduzir plenamente esse novo ciclo da universidade”, destacou.
Saiba Mais – Maurílio Monteiro e Idelma Santiago foram eleitos pela comunidade acadêmica no dia 6 de julho deste ano, em consulta homologada pelo Conselho Universitário. Professor Renato Francês assumiu a reitoria em 18 abril, após a renúncia de Maurílio, quando era ainda reitor pro tempore da universidade.
(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)
Redes Sociais