Semed e Unifesspa firmam parceria em prol de leitura
Uma parceria em prol da democratização da leitura acaba de ser concretizada em Marabá, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). As bases para esse arranjo foram firmadas na última sexta-feira, dia 13, na sede da Semed e deve se desenvolver nos próximos anos.
A Unifesspa, por intermédio da Faculdade de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras e Artes, desenvolve o projeto de Extensão, Leitura e Escrita na Amazônia, vai auxiliar na formação continuada de professores das salas de leitura das escolas municipais.
Pela Unifesspa, a técnica responsável é a professora doutora Eliane Pereira Machado Soares, enquanto pela Semed responde pelo projeto a educadora Marluce Caetano, as quais terão dois anos para desenvolver várias ações, entre as quais auxiliar professores das salas de leitura da rede municipal; auxiliar nos processos e execução de oficinas, palestras, seminários e cursos de formação; e participação nos processos de avaliação coletiva.
O objetivo é estimular a democratização do acesso ao livro, apoio e valorização da leitura deleite; garantia do fortalecimento e criação de novas salas de leitura nas escolas e na comunidade escolar para que sejam centros de formação de leitores culturais e científicos por excelência.
O secretário de Educação, Luciano Lopes Dias, recebeu a representante da Unifesspa em seu gabinete na Semed e reconheceu que o projeto é importante porque a leitura precisa ser valorizada, e que a administração municipal deve resgatar e fortalecer as salas de leitura. “Marabá Leitora será importante para o aluno, que é o destinatário final. Vivemos numa geração das mensagens sintéticas de redes sociais, e ainda os áudios fazem com que as pessoas não escrevam mais”, disse o secretário.
Eliane Soares também elogiou a sensibilidade da atual gestão da Semed em abraçar o projeto e acredita que ele será bem incorporado nas escolas e pelos educadores. A professora da Unifesspa falou da abrangência do projeto Marabá Leitora e o engajamento de escritores de Marabá para que as escolas locais tenham livros regionais.
Também participaram da reunião para formalização da parceria entre Semed e Unifesspa o secretário municipal de Educação, Orlando Morais, a diretora de Ensino Urbano, Cristina Cavalcante, além de representantes da equipe de formadores da Secretaria Municipal de Educação. (Ulisses Pompeu)
https://www.correiodecarajas.com.br/post/semed-e-unifesspa-firmam-parceria-em-prol-de-leitura
Redes Sociais