A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou nesta quinta-feira (9), a aula inaugural da turma do curso de Ciências Contábeis no município de Bom Jesus do Tocantins (Pará), ofertada em parceria com o Governo do Estado, no âmbito do programa “Forma Pará”.
Entre as autoridades presentes, estiveram o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy; a secretária-adjunta da Sectet e responsável pelo Forma Pará, Edilza Fontes; entre outras autoridades locais.
A Faculdade de Ciências Contábeis (Facic) integra o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no campus de Rondon do Pará. Para a diretora da Facic, profa. Miraci Matos, “a implantação da turma fora do ICSA é importante porque, muitas vezes, os alunos do outro município não têm condições de mudar de cidade para estudar, mesmo que tenha interesse no curso. Então, geralmente, quando o aluno vai terminando o Ensino Médio, a preocupação familiar é grande sobre isso. Posso dar meu depoimento particular sobre o assunto, que, quando tive que fazer um curso superior, tive que me deslocar, porque no meu município não havia oferta”.
A diretora complementa, ainda: “vendo que hoje os alunos daqui poderão estudar no seu próprio município, percebo que educação realmente deveria ser para todos, e que os governos poderiam executar mais ações semelhantes ao Forma Pará, para atender o maior número possível de pessoas que precisam e querem estudar”, finaliza.
Ainda na etapa 2021, serão ofertados pela Unifesspa, 480 vagas em 10 cursos. São eles: Zootecnia (40 vagas), em Piçarra; Medicina Veterinária (40 vagas), em Tucumã; Engenharia Civil (50 vagas), em Rio Maria; Engenharia Mecânica (50 vagas), em Tailândia; Direito da Terra (50 vagas), em Itupiranga; Licenciatura Plena em Educação do Campo (50 vagas), em Bom Jesus do Tocantins (Terra Indígena Mãe Maria); Geologia (50 vagas), em Ourilândia; Matemática (50 vagas), em Santa Maria das Barreiras; Matemática (50 vagas), em Abel Figueiredo; e Engenharia Civil (50 vagas), em Eldorado do Carajás.
Redes Sociais