G1: Sisu - Ufra e Unifesspa usam sistema para selecionar estudantes no Pará; veja critérios

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 12h15 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 12h15 | Acessos: 1013

Sisu: Ufra e Unifesspa usam sistema para selecionar estudantes no Pará; veja critérios
Agência ParáNesta terça (15), começam as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a vagas em instituições federais públicas no Pará.

No estado, há mais de 3 mil vagas vagas em duas instituições: a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) - confira a seguir os critérios de seleção.

Ufra lidera o número de vagas ofertadas com 2.240 vagas. Já na Unifesspa são 1.375 vagas.

A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2022.1 é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 – realizado entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) não estão ofertando vagas em cursos de graduação no Sisu 2022.

Ufra

Na Ufra, 1.112 oportunidades são para ampla concorrência e as demais, 1.128, são destinadas para a lei de cotas sociais e raciais. As vagas estão distribuídas nos campi BelémCapanemaCapitão PoçoParauapebasParagominas e Tomé-Açu.A novidade deste ano é a oferta do curso de enfermagem, no campus Parauapebas.

Quem concluiu o ensino médio ou equivalente no Pará e reside no estado, com exceção dos que residem em BelémAnanindeua e Marituba, têm direito a bônus de 5% na média final do Enem 2021.

O bônus é destinado, exclusivamente, aos candidatos inscritos para os cursos dos campi interiorizados (CapanemaCapitão PoçoParagominasParauapebas e Tomé Açu). Em caso de opção pelo bônus, a concorrência é pelas vagas ofertadas da ampla concorrência.

O edital completo está disponível no site da instituição.

Já na Unifesspa, são 606 oportunidades para ampla concorrência e as demais, 769, são destinadas para a lei de cotas sociais e raciais.

São 40 vagas em cursos de graduação, distribuídos em cinco campis - MarabáRondon do ParáSão Félix do XinguSantana do Araguaia e Xinguara.

Poderão se inscrever no processo seletivo do Sisu quem tenha participado do Enem 2021 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, e não tenha participado do exame como "treineiro".

O edital completo está disponível no site da instituição.

registrado em: