No estado, há mais de 3 mil vagas vagas em duas instituições: a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) - confira a seguir os critérios de seleção.
A seleção para concorrer às vagas do Sisu 2022.1 é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 – realizado entre novembro de 2021 e janeiro de 2022.
A Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA) não estão ofertando vagas em cursos de graduação no Sisu 2022.
Ufra
Na Ufra, 1.112 oportunidades são para ampla concorrência e as demais, 1.128, são destinadas para a lei de cotas sociais e raciais. As vagas estão distribuídas nos campi Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas e Tomé-Açu.A novidade deste ano é a oferta do curso de enfermagem, no campus Parauapebas.
Quem concluiu o ensino médio ou equivalente no Pará e reside no estado, com exceção dos que residem em Belém, Ananindeua e Marituba, têm direito a bônus de 5% na média final do Enem 2021.
O bônus é destinado, exclusivamente, aos candidatos inscritos para os cursos dos campi interiorizados (Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé Açu). Em caso de opção pelo bônus, a concorrência é pelas vagas ofertadas da ampla concorrência.
O edital completo está disponível no site da instituição.
Já na Unifesspa, são 606 oportunidades para ampla concorrência e as demais, 769, são destinadas para a lei de cotas sociais e raciais.
São 40 vagas em cursos de graduação, distribuídos em cinco campis - Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Xinguara.
Poderão se inscrever no processo seletivo do Sisu quem tenha participado do Enem 2021 e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, e não tenha participado do exame como "treineiro".
O edital completo está disponível no site da instituição.
Redes Sociais