DOL: Festival de Cinema de Universidade vai homenagear MST
Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra serão homenageados em evento promovido desde o dia 15
Foi aberto no último dia 15, o Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA Cinefront), promovido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e que terá homenagens na edição deste ano.
As homenagens serão ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que defende a luta pela reforma agrária, a fim de garantir direito para os trabalhadores do campo e uma programação irá mostrar a história de vida dos integrantes.
MST interdita trecho entre Marabá e Eldorado dos Carajás
Na próxima sexta-feira (22), será exibida o documentário “Adeus Capitão”, que conta a vida do líder do povo indígena Gavião, “Capitão” Krohokrenhum, falecido em 2016. No sábado (23), será exibido o longa “Pureza”, que conta a história da mãe que vai atrás do filho no meio da Amazônia, em um trabalho que conta com a participação da atriz Dira Paes.
No sábado (23), o movimento MST receberá uma homenagem da organização do evento. O reconhecimento seria realizado em 2021, porém ela foi adiada devido a pandemia da covid-19 e este ano se completa 25 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido na curda do S, com um saldo de 17 mortos.
A novidade também fica pela volta presencial do Festival, que volta a ser realizado depois de ter sido no formato híbrido, no ano passado.v
Redes Sociais