Tira-dúvidas: Conheça o Período Letivo Emergencial
Após amplo debate com a comunidade universitária, no último dia 12 de agosto, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa aprovou, em sessão extraordinária, a Resolução que regulamenta o Período Letivo Emergencial (PLE) na Instituição.
Com isso, fica autorizada a oferta de atividades acadêmicas nos cursos de graduação da Unifesspa, em caráter excepcional e não obrigatório para docentes e discentes, a serem desenvolvidas de forma remota, viabilizadas pelo uso de tecnologias digitais.
Para facilitar a compreensão dos principais pontos do Período Letivo Emergencial, foi disponibilizado um tira-dúvidas, com respostas às perguntas mais frequentes da comunidade universitária.
Confira:
O que é o PLE?
O Período Letivo Emergencial (PLE) consiste na oferta de Atividades Acadêmicas dos cursos de graduação da Unifesspa, de forma remota, em caráter excepcional, exclusivamente durante o período de pandemia.
A adesão ao PLE é obrigatória?
Não. A adesão de professores e alunos às atividades e disciplinas ofertadas é facultativa. Por isso, não haverá prejuízos (queda de bloco, diminuição do coeficiente de rendimento ou perda de vínculo) para os alunos que não puderem participar do PLE.
Todas as atividades a serem ofertadas ocorrerão de forma remota?
Sim. Pela resolução aprovada pelo Consepe, ficam autorizadas a oferta de Atividades Acadêmicas de forma remota, realizadas preferencialmente pelo SIGAA, plataforma GSuite e conferência Web/RNP, não configurando-se como Ensino à Distância (EAD).
Quando começam as atividades ofertadas no PLE? Quando posso me matricular?
De acordo com cronograma, o período letivo emergencial começa no dia 15 de setembro e termina em 22 de dezembro, totalizando 80 dias letivos. As matrículas serão realizadas de 7 a 11 de setembro, pelo SIGAA.
O PLE substitui o período letivo 2020.2?
Não. Mesmo com a oferta de disciplinas do período letivo 2020.2, o calendário acadêmico continua suspenso. Assim, discentes e docentes que optem por não realizarem atividades no PLE poderão executá-las no retorno presencial, após o fim do isolamento.
Disciplinas ofertadas no PLE poderão ser creditadas? Será preciso cursá-las novamente no retorno às aulas presenciais?
As disciplinas ofertadas remotamente poderão ter o aproveitamento dos créditos computados. Dessa forma, caso seja aprovado na disciplina, não será necessário cursá-la novamente no retorno presencial do período 2020.2
Haverá reoferta presencial das disciplinas do PLE?
Sim. Para os alunos que não puderem realizar disciplinas do PLE, haverá reoferta no retorno das atividades presenciais. Contudo, se todos os alunos aderirem a oferta pelo PLE, não haverá reoferta presencial dessa disciplina no período 2020.2.
Quem não tem acesso à internet, como poderá aderir ao PLE?
Para os alunos que não têm acesso à internet, a Unifesspa buscará meios de inclusão, como a contratação de planos de dados móveis 3G/4G, por meio do Programa de Conectividade do MEC/RNP.
Como o estudante poderá solicitar apoio para acesso à internet?
A Proex fará o cadastro dos alunos que precisam desse apoio, mediante um edital específico. Caso o estudante não tenha um plano de dados, o MEC estuda uma forma de disponibilizar um chip para acesso à internet.
DESTAQUES
NOTÍCIAS
V Feira das Profissões
Estudantes poderão conhecer diversas carreiras e participar de oficinas práticas
#ComCiência
Turismo e Círio em Marabá, uma relação possível?
ÚLTIMOS INFORMES
CEPS/UNIFESSPA: Edital 39/2024 - Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais técnicos(as) especializados(as) em Língua de Sinais
18/10/2024 09h54
NAIA: Seleção de Bolsistas para atuação no Programa de Apoiadores - Aditivo ao Edital nº 01/2024
12/08/2024 09h59
Galeria: Programa Unifesspa de Portas Abertas
UNIFESSPA NA MÍDIA
-
GLOBONEWS - Pesquisadores falam sobre corte de verbas
-
TV CORREIO - Pint of Science 2022
-
O LIBERAL - GOVERNO VOLTA A BLOQUEAR VERBAS DE UNIVERSIDADES
-
O LIBERAL - Andifes denuncia cortes de R$ 344 milhões nas universidades
-
O LIBERAL - Ciência e Tecnologia
-
AGENCIA FAPESPA: Iniciativa Amazônia +10 seleciona 39 projetos de pesquisa
Redes Sociais