Unifesspa disponibiliza manual de identidade visual para aplicação correta da nova marca
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lançou, no último dia 14 de março, uma marca que transmite os princípios e valores da Instituição. A partir de agora, a comunidade universitária passa a adotar uma nova identidade visual.
A primeira versão do manual que vai auxiliar na correta aplicação da marca já está disponível no Portal da Unifesspa para os públicos interno e externo. Além disso, a Assessoria de Comunicação realizará visitas sistemáticas às Unidades para ampla divulgação da marca e tirar dúvidas sobre o uso eficaz e adequado do logotipo. Também podem ser realizadas consultas via e-mail e telefone ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e 2101-7147).
Orientações para uso da Marca
De acordo com as normas estabelecidas no manual de aplicação, para garantir a fixação da marca Unifesspa e consolidar o sentimento de pertencimento e unidade, a partir deste momento, não devem existir marcas concorrentes à da Unifesspa, a exemplo de logotipos de unidades administrativas como pró-reitorias, diretorias, núcleos ou cursos.
“A marca Unifesspa nos torna únicos, diferentes das demais universidades. A existência de outras marcas concorrentes internas fragmentam a nossa imagem institucional e nos enfraquece enquanto identidade”, explicou a professora doutora e relações públicas Marta Andrade, uma das consultoras no processo de elaboração do manual de identidade visual da marca Unifesspa.
No entanto, o manual prevê as formas de uso da marca Unifesspa, em versão horizontal, acompanhada pela menção a uma Pró-Reitoria ou outra unidade administrativa e acadêmica. Tomando como exemplo a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), a marca Unifesspa aparece acompanhada da sigla Proex ou da indicação por extenso. De igual maneira, as demais pró-reitorias e unidades administrativas devem substituir as marcas antigas e adotar essa nova forma de aplicação.
O manual contém, ainda, explicações sobre o conceito da marca, apresenta o padrão de cores adotado, a tipografia escolhida, malha de construção, o limite para a redução da marca, além de exemplos de aplicação em papelaria, tecidos e ilustrações de usos incorretos. Na redação oficial, a marca Unifesspa não substitui o uso do brasão da República.
“A expectativa é que a nova marca seja amplamente difundida pelas unidades administrativas e pedagógicas reforçando e representando o sentimento de pertencimento, identidade e orgulho da nossa comunidade universitária”, destacou a jornalista Laena Antunes, responsável pela Assessoria de Comunicação da Unifesspa.
Acesse o manual de identidade visual da Unifesspa aqui.
Versões da marca
No Portal Unifesspa estão disponíveis os arquivos para download da marca Unifesspa: vertical, horizontal e monocromáticas (preto ou branco). A versões coloridas verticais devem ser usadas, por exemplo, em locais nos quais não caberiam as versões horizontais ou em ambientes digitais. Essas versões devem ser aplicadas em fundos claros ou brancos. Já as versões preto e branco devem ser aplicadas em fundo escuro, estampado ou fotográfico.
Redes Sociais