LND 2025: Unidades têm até 9 de agosto para levantar necessidades de desenvolvimento e registrar no Portal Sipec

• Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 15h45
  • Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 09h08

Cronograma do PDP 2025Anualmente, toda a universidade é convocada a colaborar na construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), um instrumento importante para planejar e orientar as ações de desenvolvimento de pessoas na Unifesspa, incluindo-se afastamentos para pós-graduação, licença para capacitação, eventos de capacitação, entre outras.

Para que isso aconteça, é imprescindível a realização do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento, o LND, que já começou na Unifesspa. Por isso, os servidores e suas chefias devem estar atentos aos prazos e procedimentos adotados no LND 2025.

Na terça-feira (16/07), uma reunião foi promovida pela Progep para tirar dúvidas dos servidores quanto aos procedimentos práticos. Os representantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as etapas do processo e tirar dúvidas diretamente com a equipe da Divisão de Capacitação e Acompanhamento de Desempenho e Carreira (Dicadc).

Prazos e procedimentos

A partir de agora, as unidades devem iniciar o trabalho de identificação das necessidades de desenvolvimento, uma vez que já indicaram o seu Representante (usuário PDP), que ficará responsável por alimentar o Portal Sipec com as necessidades de desenvolvimento.

Cada unidade deverá reunir sua equipe de trabalho para que, juntos, possam identificar as necessidades de desenvolvimento que consideram prioritárias para o ano 2025. As unidades têm até o dia 9 de agosto para realizar o levantamento interno de suas necessidades, podendo indicar até 10 necessidades de desenvolvimento. Nesta etapa, deverá ser utilizado o formulário em Excel que foi enviado por e-mail pela Dicadc a todas as unidades.

“Como o PDP tem a vigência de 01(um) ano, é importante que gestores e suas equipes atentem para a indicação de necessidades de desenvolvimento sensíveis e executáveis ao longo de 2025. As necessidades devem ser escritas de forma clara, objetiva e resumida”, detalhou o coordenador de Capacitação e Desenvolvimento, Thiago Messias Dall Alba.

Registro das necessidades de desenvolvimento

Reunidas as informações levantadas com a equipe e preenchido o formulário disponibilizado pela Progep, o Representante do PDP, agora denominado "Usuário PDP", deverá registrar, até o dia 9 de agosto, as necessidades de desenvolvimento priorizadas por sua Unidade no Portal Sipec, seguindo o passo a passo para registro no sistema.

Clique para ver o passo a passo!

No momento do preenchimento deverão ser informadas apenas unidades e não subunidades.

Atenção! O período para preenchimento do LND no portal Sipec é até 09 de agosto de 2024.

Validação das necessidades de desenvolvimento

Finalizada a etapa de preenchimento pelo Representante, caberá ao Dirigente da Unidade realizar a validação das necessidades, observando as orientações fornecidas. A validação ocorrerá no período de 12 a 23 de agosto de 2024.

A etapa de validação é mais uma oportunidade para que sejam filtradas as necessidades mais sensíveis e exequíveis em 2025. Assim, ainda que a unidade possua 10 necessidades de desenvolvimento, é preciso avaliar, considerando a força de trabalho, volume de demandas, grau de importância da capacitação e outras variáveis que possam interferir na escolha, aquilo que deve ser priorizado para o ano de 2025.

Consolidação das necessidades de desenvolvimento

Após o período de validação, a Progep compilará as informações indicadas pelas unidades no Portal Sipec, agrupando necessidades similares sob o mesmo tema geral, excluindo aquelas que não estejam dentro do padrão ou não expressem necessidade de desenvolvimento. Por fim, serão inseridas propostas de soluções para cada necessidade identificada, concluindo o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas, o qual será submetido à aprovação da Reitoria da Unifesspa. A Unifesspa tem até 30 de setembro para enviar o PDP ao órgão central do Sipec.

“Mais uma vez, reforçamos a importância da objetividade na apresentação das necessidades de desenvolvimento, bem como a preocupação em elencar as necessidades mais sensíveis ao exercício do cargo”, ressaltou o coordenador.

Em caso de dúvidas e outras orientações, a comunidade pode acessar os canais de atendimento: e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone (94) 2101-7152 ou 1019 (ramal interno).

Principais prazos a serem observados

Preenchimento do LND no portal Sipec - até 09 de agosto

Validação pelo dirigente da unidade - 12/08/2024 a 23/08/2024