Publicada portaria que regulamenta o teletrabalho de servidores da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 13h31
  • Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 13h50

teletrabalhoFoi publicada, no último dia 6 de novembro, a Portaria que regulamenta o Programa de Gestão e Desempenho no âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Na prática, o programa implementa o teletrabalho na universidade e possibilita uma nova forma de organização e monitoramento do trabalho.

De acordo com o documento publicado pela reitoria, o PGD poderá ocorrer nas modalidades presencial ou teletrabalho, podendo este último ser em regime de execução parcial ou integral. Podem participar, mediante autorização da chefia imediata, todos servidores técnicos-administrativos em educação, contratados que exerçam atividades administrativas, estagiários, bolsistas e professores do magistério superior que exercem funções administrativas.

A seleção dos participantes que queiram aderir ao programa ocorrerá por meio de edital próprio das unidades. Segundo a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), as próximas etapas previstas para implantação do PGD na Unifesspa são:

1. Elaboração dos planos de entrega pelas Unidades, onde constarão o planejamento das atividades, metas, prazos, demandantes e destinatários(as)
  2. Publicação do edital de seleção para adesão dos servidores ao PGD
  3. Envio da lista dos participantes,
  4. Confecção dos Planos de trabalho, instrumento de gestão que tem por objetivo alocar o percentual da carga horária disponível no período, alinhado ao plano de entregas da unidade;
  5. Execução dos planos,
  6. Avaliações dos Planos de Trabalho e Planos de Entrega das Unidades
  7. Elaboração do relatório ciclo do PGD, que tem duração de um ano.

"A Unifesspa, com a assinatura da portaria de implementação do PGD, avança no seu desenvolvimento institucional, uma vez que permitirá uma modernização na forma que o serviço público é prestado. Sem dúvidas, estamos caminhando para aperfeiçoar cada vez mais, a nossa excelência institucional”, destaca a pró-reitora Juliana de Sales.

Já o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, ressalta que é importante que as instituições públicas acompanhem o uso das novas tecnologias aliadas ao mundo do trabalho. “Muitas são as vantagens. Para os servidores/as, sem dúvidas, impactará positivamente na saúde mental, na qualidade de vida, além de permitir uma maior flexibilidade para os que têm crianças em idade escolar. Para a universidade, refletirá na diminuição de gastos com energia elétrica, com a manutenção de aparelhos de ar refrigerado, dos elevadores e dos demais equipamentos”, pontua.

Os benefícios dessa nova modalidade de trabalho já são aprovados pelos servidores. “As expectativas com o PGD são positivas, haja vista que já participamos do piloto no ano passado e constatamos que de fato ele traz muitos benefícios à qualidade de vida para os participantes, além de uma maior motivação para o trabalho, sem deixar de lado a eficiência na prestação do serviço público”, conta a servidora Benyelle Rosa.

Clique aqui para acessar a Portaria que regulamenta o PGD na Unifesspa!